"Almanaque do Samba-Jazz:
Henrique Band  convida Antonio Adolfo em 9 de março, no CCBB
O gênero instrumental que embalou a bossa nova e  consolidou a música brasileira moderna é celebrado, meio século anos depois, na  série Almanaque do Samba-Jazz, que o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de  Janeiro (CCBB) apresenta até 30 de março. Idealizada pelo produtor e radialista  Edison Viana, a programação devolve o samba-jazz ao encontro do público  brasileiro promovendo encontros entre protagonistas desta história nos anos 60 e  artistas que a renovam nos dias atuais.
O saxofonista Henrique Band  se apresenta na próxima terça, dia  9 de março, com seu hepteto e a participação especial do pianista Antonio  Adolfo, que está radicado em Miami e vem  ao Brasil exclusivamente para fazer estes shows. No roteiro, temas como  “Nanã” (Moacir Santos e Mario Telles), “Jangal” (Orlandivo e Rubens Bassini),  “Peter Samba” (Durval Ferreira e Maurício Einhorn), “Você” (Rildo Hora e Clovis  Mello) e “Céu e mar” (Johnny Alf). De Antonio Adolfo, entram os antológicos  “Cascavel” e “Tema 3-D”; e de Henrique Band, “Praça da Bandeira” e “Antonio”,  gravados no elogiado álbum 'Caleidoscópio'.
Na quarta semana da série,  Paulo Moura é o convidado do trio liderado pelo jovem pianista David Feldman. O  penúltimo encontro reúne o gaitista Mauricio Einhorn e o Sambajazz Trio, formado  por Kiko Continentino ao piano, Luiz Alves ao contrabaixo e Clauton “Neguinho”  Sales em inusitada combinação de trompete e bateria. E o show que encerra a  série é conduzido pela Almanaque Samba-Jazz Band, criada especialmente para o  projeto, tendo o saxofonista argentino Hector Costita como convidado especial do  quarteto formado pelo pianista Rafael Vernet, o contrabaixista Guto Wirtti, o  baterista Rafael Barata e Eduardo Neves nos sopros.
Os shows acontecem às  terças-feiras, em dois horários: às 12h30 e às 19h. Com ingressos a preços  populares (R$ 6), a série relembra como o samba-jazz uniu a sofisticação do jazz  a elementos do samba na criação de uma sonoridade brasileira, rica  harmonicamente, rítmica na essência e vibrante na execução. “Com este Almanaque  ao vivo espero que se compensem em parte o esquecimento do samba-jazz na memória  da música brasileira e a atual indisponibilidade dos fonogramas gravados por  estes músicos há 50 anos, a maioria fora de catálogo, o que torna difícil o  acesso e acaba dando a falsa impressão que este som é elitista”, explica Edison  Viana.
PRÓXIMOS SHOWS
HENRIQUE BAND
ANTONIO ADOLFO
9  março
HENRIQUE BAND  saxofone, flauta
MARCIO ANDRE trompete
GILMAR FERREIRA trombone
ADRIANO  SOUZA teclados
PEDRO AUNE contrabaixo
CASSIUS THEPERSON bateria
MAFRAM  DO MARACANÃ percussão
Convidado especial: ANTONIO ADOLFO piano
DAVID FELDMAN
PAULO MOURA
16  março
DAVID FELDMAN  piano
SERGIO BARROZO NETTO contrabaixo
MARCIO BAHIA  bateria
Convidado  especial: PAULO MOURA  clarinete
SAMBAJAZZ  TRIO
MAURICIO EINHORN
23 março
KIKO CONTINENTINO piano
LUIS ALVES  contrabaixo
CLAUTON “NEGUINHO” SALLES bateria, trompete
Convidado especial: MAURÍCIO EINHORN gaita
ALMANAQUE SAMBA-JAZZ BAND
HECTOR  COSTITA
30 março
RAFAEL VERNET piano
EDUARDO NEVES  saxofone, flauta
GUTO WIRTTI contrabaixo
RAFAEL BARATA  bateria
Convidado  especial: HECTOR COSTITA  saxofone"
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário